domingo, 22 de maio de 2011

VOLTEI!! E QUERO MUDAR DE VIDA!

Andei um pouco sumida, pois o trabalho está me consumindo. Estou passando por uma inquietante fase de questionamentos.
Acredito que escolhi mal minha profissão, fui extremamente motivada pelos sentimentos e "esqueci" de pensar na objetividade da vida real.
Não vejo grandes perspectivas de melhora para a Educação em nosso país e estou sentido-me cansada do peso que carrego sobre os meus ombros. Sinto que a cada dia que passa, cabe menos a nós Professores ensinar os conteúdos escolares e aumenta o papel de "cuidadores" dos filhos alheios. Não por vontade nossa, mas por uma imposição social, que vem desde os documentos federais até as crenças e exigências populares!
Enfrentamos diariamente alunos desinteressados, pais exigentes (conosco e não com os próprios filhos), má remuneração, carga de trabalho exaustiva e cobranças de nossos gestores.
Infelizmente está faltando tempo e espaço para ensinar a ler, interpretar, fazer cálculos e ter postura crítica, quando temos de nos ocupar com brigas, bulling, psicologia, inclusão, alimentação, saúde, diversão, comportamento social, interação...
Além de termos de relevar insultos, agressividades, displicência e o mais completo desprezo por parte de muitos "estudantes". Tudo isso regado a uma remuneração que é insuficiente para manter um padrão de vida confortável e irrelevante se comparada a todas as outras graduações.
Definitivamente escolhi mal e não vejo outra saída para manter minha saúde: "Vou mudar de profissão!"
Alguém aí tem alguma sugestão?

2 comentários:

  1. Não é só vc que chegou a esta conclusão, pode ter certeza. Sempre vamos estar frustrados com alguma coisa na vida! Se puder fazer algo para mudar, faça enquanto é tempo. Com relação ao seu desabafo propriamente dito, tenho certeza que está coberta de razão. Pude constatar a dificuldade (ou o desespero)de professores ao participar de uma reunião na escola onde minha filha estuda. Fiquei estarrecido pela maneira como a maioria dos alunos se comportam em sala de aula, segundo os professores relataram. Sinceramente não sei como aguentam. Não é a toa que de vez em quando alguém surta em plena sala de aula. É uma pena que uma profissão tão importante com esta esteja tão desvalorizada. Desejo boa sorte pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a cada dia que passa tenho mais certeza que para o bem da minha saúde e felicidade devo realmente mudar de área:( Obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir