quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

De quem é a culpa?

Olá meninas!
Hoje estou precisando desabafar, por isso resolvi recorrer a tecnologia que nos aproxima em nossas dificuldades e em nossas alegrias!
Gostaria de falar sobre o custo de nossa vida moderna, não o custo financeiro (que a cada dia torna-se mais alto), mas o custo emocional!
Por que carregamos tantos deveres, tanta indiferença e ainda por cima somos obrigadas a receber culpas que não nos cabem?
Percebo que a cada dia que passa as pessoas assumem menos as próprias culpas e buscam culpados por seus próprios erros e incapacidades.
É fácil perceber esse comportamento social enquanto assistimos aos noticiários cotidianos. Vemos notícias sobre filhos que culpam seus pais por seus próprios vícios e vicissitudes e acabam resolvendo seus "traumas" "à la Richthofen". E a sociedade do século XXI aprova esse tipo de comportamento, condena esses pais (que na maioria das vezes fazem o melhor possível) e se vira contra esses mesmos filhos quando acontece o pior!
As crianças atuais tratam qualquer pessoa (mesmo que desconhecida) melhor que a seus próprios pais. A estes, elas dominam com agressividade e intolerância. Crianças cheias de vontades, com baixo índice  de satisfação e com pouca ou nenhuma vontade de realizar atividades de importância social, moral ou educativa.
Assistimos a deformação de nossa sociedade, acontecendo de maneira cada vez mais rápida!
E a culpa? A culpa é de quem????
A probabilidade de continuarem a existir muitas vagas de emprego e pouquíssimos candidatos qualificados para ocupá-las é gigantesca. Porém, nós sabemos que as empresas serão obrigadas a empregar  os desqualificados se quiserem continuar existindo! E aí, mais uma vez a sociedade será condescendente com seus próprios erros.
Acredito que se parássemos de procurar culpados e tentássemos melhorar cada vez mais nossas próprias atitudes conseguiríamos criar uma geração mais responsável, comprometida, empática e gentil.
E vocês o que acham? Acreditam nas mudanças? Assumem suas próprias culpas?
Vamos começar esse exercício em prol de um mundo melhor??

2 comentários:

  1. Olá Aline...

    Ontem participei de uma excelente palestra com o Dr. Augusto Cury, onde ele falou sobre nossa inteligëncia emocional para superar todas as adversidades do dia-a-dia, seja na nossa família, trabalho, amigos, comunidade...
    Resumindo ele deixou 3 pontos básicos para essa superação:
    1- Não sofrer por atencipação;
    2- Sempre que alguém nos ferir, lembremos que ele foi ferido por alguém;
    3- Não esperar das pessoas o que elas não podem nos dar.

    Se seguirmos esses pontos básicos iremos parar de tentar achar culpados em nossa vida.

    Um forte abraço,

    Rosemeire S. Sousa

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose! Obrigada pelo comentário e acredito realmente que o caminho é esse, parar de tentar achar culpados! Devemos aprender a enfrentar nossas dificuldades e assumir nossas próprias falhas!! Aprendizado difícil... Beijos

    ResponderExcluir